FAVORITOS

26.9.14

Afinal de contas, o Que são Lolitas?

Olá, meus coelhos da lua adoráveis! Como estão se sentindo hoje? Todos bem? Eu estou ótima e ainda super esperançosa, afinal de contas, hoje é dia vinte e seis de setembro, o mês está quase acabando e isso é ótimo! Mais um dia, mais uma postagem... A postagem de hoje é algo que eu queria postar a muito tempo, porém decidi pesquisar bastante antes de postar. Não. "Lolita" não tem absolutamente nada a ver com romance de Vladimir Nabokov! "Meninas que se vestem como bonecas" é assim que as Lolitas são apresentadas, quando temos algum artigo/matéria/reportagem sobre elas, seja onde for. Muitas pessoas se confundem no assunto e acabam buscando informações em lugares errados. Chovem blogs que tentam de alguma forma explicar, mas acontece que, retirar conteúdo do Wikipédia não é bem uma boa jogada. Vocês, ou seja, nós blogueiros sabemos (e muito bem, por sinal.) que, por trás de uma boa postagem, sempre se tem um longa pesquisa, Do que me adiantaria passar para vocês informações erradas? Eu não sou uma especialista no assunto, tudo o que sei fui aprendendo aos poucos e graças ao blog da Ichigo! Resolvi reunir tudo o que sei e, assim, tentar explicar de uma maneira breve e curta o que realmente é o estilo Lolita. Saibam que ser uma Lolita é muito mais do que ter roupas bonitas e rostinho de boneca, acima de tudo, é preciso de amor próprio e amor pelo estilo em si. Afinal de contas, vocês sabem que, tem que se ter coragem para assumir um estilo de rua internacional dentro de um pais com pessoas de mente fechada, para mim, isso soa como uma grande responsabilidade... Vamos aprender um pouco mais sobre elas? Continue lendo!

Um pulo no tempo...

Antes de mais nada: Você sabe o que são Lolitas?

No Japão, andar na rua pode ser uma caixinha de surpresas, não importa para qual direção vais andar. Afinal de contas, o pessoal não economiza quando o assunto é vestimenta, o resultado é sempre interessante e impressionantemente criativo. Este foi um dos fatores que me fez admirar o povo Japonês: A criatividade que eles possuem até com as coisas mais simples! Lá, em meados dos anos 80 surgiu uma tendencia, a Moda Lolita. Buscando inspiração na Era Vitoriana e no Rococó, a moda cresceu e se espalhou por diversos pontos do mundo, Incluindo o Brasil. A cada dia que passa é mais comum encontrar blogs que fazem posts divertidos sobre as Lolitas e de como a moda está crescendo em nosso país. Não pense que ser Lolita é uma tarefa fácil. Não se pode apenas pegar qualquer roupa e jogar ao corpo, tudo tem sua mágica. É trabalhoso e exige muito amor e carinho, assim se torna algo tão bonito e harmonioso! Se torna algo tão delicado e encantador, que tenho a sensação de que nunca deixarei de admirar.

De onde vem o nome "Lolita"?

O nome Lolita vem, basicamente, de uma interpretação errada de um termo conhecido. O termo acabou ficando designado para as jovens com forte apelo sexual, assim como no romance de Vladimir Nabokov, que até ganhou uma minissérie por aqui. Felizmente, a moda Lolita não tem nada a ver com isso! O termo foi passeando pelo mundo até cair no Japão, onde foi "transformado" e acabou virando o nome para estas simpáticas adeptas. Para que possam entender um pouco mais sobre o universo Lolita, resolvi fazer um breve resumo sobre alguns sub-estilos, eu gostaria de poder explicar um pouco sobre vários, porém a postagem ficaria extensa demais. Mesmo assim... Acompanhem!

Sweet Lolita:

Também conhecido como "Amarori", Sweet Lolita é o sub-estilo com o lado mais meigo e infantil. É também um dos mais populares e utilizados atualmente. Ao contrário dos outros sub-estilos, aqui, é aceito o maior número de acessórios possíveis, além de laços, babados, maior volume nas saias e uma paleta de cores bem formidável. Entre as cores mais utilizadas, temos os tons pastéis (variados entre mint, lavanda, sax, rosa e amarelo!). Cores como vermelho, preto, "Hot Pink" e Amarelo real, são bem vistos em outfits atualmente. Como o próprio nome diz, as estampas utilizadas pelas adeptas ao Sweet Lolita são, geralmente, de doces, frutas, bichinhos, contos de fadas, polkadots e até mesmo, xadrez. Particularmente, eu acho o Sweet uma gracinha, mas não me vejo andando por ai como uma adepta.

 
 

Gothic Lolita:

Este é um dos sub-estilos menos populares, porém um dos mais bonitos, se me permitem dizer... Aqui, encorpora-se um pouco da estética do estilo gótico, reparem, eu disse um pouco. É basicamente o mesmo em todo sub-estilo: Roupas comportadas. As adeptas a este "sub" são mais sóbrias e elegantes, Gothic Lolita, quando bem executado, é um espetáculo! A paleta de cores é básica: Preto (não me diga! XD), branco, cinza, azul marinho, bordô e vermelho. As estampas geralmente nos mostram rosas, morcegos, crucifixos e... Caixões. Não, a maquiagem utilizada pelas adeptas não é pesada como devem estar imaginando... ~risos~ 

 
 

Classic Lolita:

O meu "sub" preferido e o que mais se encaixa na minha faixa de idade e personalidade. Definir o Classic é fácil, é o "sub" mais elegante, maduro e discreto. Eu me imagino participando de uma cerimonia de casamento com peças ao melhor Classic Lolita possível, é lindo! O diferencial aqui é a silhueta. Nos demais estilos ela é sempre em "forma de sino", no Classic nem sempre é assim. É normal as adeptas utilizarem saias e anáguas em "A-Line", isso retira todo o volume característico na cintura. O volume segue em direção próxima a barra da saia e, essa por sua vez, é mais comprida que nos demais sub-estilos. O estilo em si é elegante, como já citei, então é extremamente raro de se ver cores de cabelo muito ousadas, junto com cortes no maior estilo "eu não acredito que você fez isso com seu cabelo!". A paleta de cores, para mim, é a mais bonita. É comum de se ver: Preto, marrom, bege, azul marinho, bordô, tons de rosa (como o rosa antigo e o rosa pálido!), verde musgo, vinho, creme, azul claro, off-white e cinza. A temática para as roupas, tanto para acessórios nos mostra rosas, camafeus e coroas. Também podem aparecer ursinhos e contos de fadas em geral (especialmente, Alice no País das Maravilhas), porém de forma mais elegante que no Sweet.

  
 

Kuro & Shiro Lolita:

Depois do Classic, minhas outras duas paixões são o Shiro e o Kuro! Para simplificar: Kuro vem de "Kuroi", que significa preto. Shiro vem de "Shiroi", que significa, branco. Para deixar tudo ainda mais claro: Kuro é uma Lolita vestida inteiramente de preto, e, Shiro é uma Lolita vestida inteiramente de branco. É bastante comum se dizer que Kuro e Shiro são sub-divisões de Sweet. Vamos por partes...

Kuro: É muito comum confundirem Gothic e Kuro. Por favor, não façam isso! Os dois são bem diferentes, comece a notar a quantidade de acessórios, laços e babados existentes em Kuro, afinal de contas, o Kuro é, basicamente, Sweet. Já o Gothic, como já expliquei, é mais sóbrio. 

 

Shiro: Aqui não é necessário utilizar apenas o branco puro, afinal de contas, existem vários tons de branco, dos mais puxados ao amarelo aos puxados para o azulado. Porém preste atenção, combine apenas um tom de branco. Não faz muito sentido (e acaba com a beleza do outfit) utilizar variados tons de branco na sua coordenação. Um erro ainda mais grave: Utilizar outras cores. Eu já vi meninas postarem fotos de "Shiro Lolita" com erros grotescos, no outfit tudo estava lindo, porém quando chegamos aos sapatos e a bolsa, o encanto acabou, afinal, utilizar bolsa e sapatos vermelhos em um outfit que deve ser totalmente branco não fica muito bem, certo?

 

Twins: É normal uma Shiro Lolita estar acompanhada por uma Kuro Lolita. Sinceramente? Eu acho isso um amor! Em alguns casos, as moças utilizam as mesmas peças, porém em cores diferentes!

 

Como citei lá em cima, existem vários sub-estilos, eu apenas expliquei alguns, ou melhor, os que mais gosto. Desculpem pelo post extenso, esta foi mais um dos motivos para que eu falasse pouco sobre o universo Lolita. Quem sabe eu não faça uma outra postagem? :3

Obs: Obrigada aos blogs Reino de Morango e Kawaii kei!
Até breve!

3 comentários:

  1. Ahhhhh, que blog lindo, meu deus ; A ; ~
    Apaixonada ♡ ♡ ♡

    Lollitas são tão fofas!
    Eu adoraria seguir o conceito, estilo /tô perdida/ ♡
    Mas as roupas normalmente são tão caras, e as perucas também >:
    (Tem que se viver de handmade, weee)

    Amei tudo aqui ♡

    xoxo, S i r e n s ☮

    ResponderExcluir
  2. Que fofinho seu blog, adorei aqui. Sobre a postagem, muito interessante e esclarecedora, já tinha ouvido falar e até visto lolitas, mas não sabia exatamente o significado. Acho-as muito cutes e delicadas. Seguindo seu blog, se puder retribuir ficaria super agradecida.

    Beijos { barbieseumundopink.blogspot.com } ♥

    ResponderExcluir
  3. Li tudinho com muito prazer, a postagem ficou super bem explicadinha, diferente de muitas que vi por aí ♥ Bom, eu acho as lolitas muito estilosas, mas confesso que nunca me tornaria adepta, principalmente por causa do calor da minha cidade :c Fora isso, sinto que todos me olhariam como se eu fosse um ET :c

    Dentro todos os sub-estilos que você citou, gostei mais do Shiro *3* Mano, que coisa mais fofa *O* Antes eu preferia o Gothic Lolita, mas isso por não conhecer os demais.

    . beijos, kaorii.com ~ { dolly * crown }

    ResponderExcluir

Design by soshyu © 2016.